World Tour Viagens e Turismo – Maior agência de turismo da Paraíba

Quer viajar o mundo? Ser brasileiro é a 43ª melhor opção

Os brasileiros são dispensados de tirar vistos em 146 países do mundo. Finlandeses, suecos e ingleses, que lideram ranking, podem visitar 173 nações sem o documento

Untitled-2

 

Para quem gosta de viajar ao exterior e não quer burocracia, existem 42 países onde a vida seria mais fácil que no Brasil. Os brasileiros podem fazer turismo em 146 nações sem precisar passar pelo – normalmente incômodo – procedimento de retirada de visto.

Já finlandeses, suecos e ingleses têm à disposição 173 nações onde o processo é dispensado.

Os números são do Índice de Restrições de Vistos (Visa Restrictions Index, em inglês), feito pela consultoria Henley & Partners e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla original).

Ele mede a liberdade de pessoas de cada nacionalidade para realizar viagens internacionais.

Quando se trata dos passaportes mais cobiçados na América Latina, o Brasil só perde (por pouco) para a Argentina, onde os cidadãos têm esta facilidade em 147 países.

No total, a pesquisa considera 219 nações ou territórios, de acordo com as legislações válidas no dia primeiro de julho de 2013.

Estados Unidos

Brasileiros sempre reclamaram do complicado procedimento de visto para poder visitar os Estados Unidos, apesar de constar entre as cinco nações que mais mandam turistas ao país, que já ganharam até a fama de “gastões”.

Mas apesar da criação de um grupo de trabalho para verificar a inclusão na lista chamada pelos EUA de Visa Waiver Program (VWP), que libera algumas nações do documento, não há nenhuma perspectiva real de que a exigência caia.

Nesse sentido, os chilenos têm uma facilidade maior, embora estejam abaixo dos brasileiros no ranking: foram os primeiros latinoamericanos a se juntar ao VWP, que passou a vigorar em 2014.

No âmbito global, as restrições de vistos consideram o panorama legal, econômico e de segurança de cada país. A abertura é vista como indutora do turismo, mas muitas vezes depende de negociações recíprocas entre os governos.

Veja abaixo os 10 primeiros colocados na lista:

Posição País Nações que visitam sem visto
Finlândia 173
Suécia 173
Reino Unido 173
Dinamarca 172
Alemanha 172
Luxemburgo 172
Estados Unidos 172
Bélgica 171
Itália 171
Holanda 171
43° BRASIL 146

Fonte: Exame